Universo das Descobertas Ciências - 9º Ano
Universo das Descobertas Ciências - 9° Ano
CÓDIGO DA COLEÇÃO
0109 P24 01 00 207 030
LIVRO DO ALUNO ISBN: 978-65-89964-59-9 Formato: 20,5 x 27,5 cm Nº de páginas: 240
MANUAL DO PROFESSOR ISBN: 978-65-89964-69-8 Formato: 22,5 x 27,5 cm Nº de páginas: 288
O 9º ano representa um momento crucial na jornada educacional dos alunos: a finalização do Ensino Fundamental e o início da preparação para o Ensino Médio. Nesse volume da Coleção Universo das Descobertas Ciências, os alunos são apresentados a temas avançados como genética, atomística e óptica, fornecendo uma base sólida para futuros estudos.
Focando no microscópico e invisível
Os capítulos 1 e 2 permitem aos alunos perceber a importância dos modelos científicos. Eles exploram a evolução histórica das ideias sobre o átomo e os elementos químicos. Através deste estudo, os alunos são capazes de interpretar o conceito de ligação química e as leis ponderais das transformações químicas.
A Luz e a Hereditariedade
No Capítulo 3, focamos na luz, ensinando aos alunos sobre sua geração, propagação e natureza eletromagnética. Ampliamos a compreensão do espectro eletromagnético, classificando as radiações e mostrando suas aplicações cotidianas. O capítulo 4 destaca a genética e hereditariedade, permitindo aos alunos entender o trabalho pioneiro de Mendel e como sua redescoberta impulsionou a Biologia Molecular, trazendo benefícios significativos para a sociedade.
Entendendo a Evolução e a Preservação
No Capítulo 5, abordamos os conceitos fundamentais dos processos evolutivos, com ênfase na evolução das ideias científicas. Utilizando características adaptativas de mamíferos e aves, ilustramos conceitos evolutivos. Já no Capítulo 6, discutimos a importância das Unidades de Conservação para a preservação e recuperação da biodiversidade brasileira, destacando soluções sustentáveis para a biodiversidade.
Desvendando o Universo
Os capítulos 7 e 8 levam os alunos numa jornada de descoberta pelo universo. Os estudantes aprendem sobre o Sistema Solar, a vida e as características das estrelas, e as possibilidades de viagens espaciais e vida humana além da Terra. Também são discutidas perspectivas culturais dos conhecimentos astronômicos.
Uma Jornada de Descoberta
Este volume é ricamente ilustrado com textos e atividades que incentivam o letramento científico. Focamos na promoção da compreensão de conceitos, leis e teorias, enquanto contextualizamos os avanços científicos dentro de sua história. Nossa meta é que os alunos reconheçam a inventividade, a criatividade e a inovação como aspectos fundamentais na realização de novas descobertas e no desenvolvimento tecnológico. Ao final, esperamos que os estudantes se engajem ativamente nas Ciências da Natureza, apropriando-se dos procedimentos inerentes à metodologia científica. Esta coleção representa um trampolim para o amor à ciência e à descoberta. Escolha o Universo das Descobertas para a jornada educacional dos seus alunos.
Sumário - Volume 9
Capítulo 1: Sistema Sol-Terra-Lua
Capítulo 1: Constituição da Matéria
Substâncias químicas e elementos químicos
Os elementos químicos conhecidos
Modelos para a constituição da matéria
Ciências em ação – A caixa preta
Origens da teoria atômica
A natureza elétrica da matéria
O modelo atômico de Thomson
Raios X, radioatividade e estrutura do átomo
O modelo atômico de Rutherford
Núcleo e eletrosfera
Uma nova ideia sobre elemento químico
Decifrando a Ciência
Ciências em ação – É estável ou radioativo?
Capítulo 2: Interações de Átomos: Ligações Químicas e Transformações
Ligações químicas
Átomos isolados e combinados
Interações elétricas entre átomos
Tipos de ligação química: metálica, iônica e covalente
Ciências em ação – Obtendo cristais de NaCl
Ligações intermoleculares e as mudanças de estado físico
Leis de Lavoisier e de Proust e sua interpretação em nível microscópico
Representação das transformações químicas
Reações de combustão
Ciências em ação – Simulando o funcionamento de um extintor de incêndio
Decifrando a Ciência
Ciências em ação – Representando a obtenção de amônia
Capítulo 3: Espectro Eletromagnético: Das Ondas de Rádio aos Raios Gama
A luz
Fontes de luz
Meios de propagação
A propagação retilínea da luz
Reflexão, refração e absorção
Ciências em ação – A refração da luz
As cores da luz e dos objetos
Ciências em ação – A luz e as cores dos objetos
A visão colorida
Espectro das radiações eletromagnéticas
Ondas de rádio
As frequências das emissoras de rádio
Micro-ondas
Ciências em ação – Impedindo a comunicação entre telefones celulares
Infravermelho
Radiação visível
Radiação ultravioleta
Raios X
Raios gama
Decifrando a Ciência
Ciências em ação – Cores primárias
Unidade 2 - Terra e Universo
Capítulo 4: Hereditariedade e Genética
A geração dos seres vivos
Os experimentos de Gregor Mendel
Por que Mendel foi bem-sucedido nas pesquisas?
A autofecundação
Os resultados dos experimentos de Mendel
As conclusões de Mendel
Homozigoto e heterozigoto
As leis de Mendel e a meiose
Descobrindo a segunda lei de Mendel
Qual é a proporção de cada fenótipo da geração F2?
Quando as regras mendelianas não valem
A determinação do sexo e os cromossomos humanos
A mitose e a meiose
Interação genética
Hemácias de cada tipo sanguíneo do sistema ABO
O DNA
Como o teste de DNA identifica as pessoas?
Ciências em ação – Modelo de divisão meiótica (meiose)
Capítulo 5: Evolução e Diversidade
Aves e mamíferos
As aves e o ambiente em que vivem
Características das aves
Adaptações das aves quanto ao hábito alimentar
Adaptações quanto à locomoção
Comportamento sexual e reprodução
O cuidado com os filhotes
Os mamíferos e a diversidade
Características dos mamíferos
Alimentação dos mamíferos
Reprodução e desenvolvimento dos mamíferos
Proteção aos filhotes
Evolução e biodiversidade
O fixismo
A teoria evolutiva de Lamarck
Evolução e desenvolvimento de aves e mamíferos
Os mamíferos primitivos
Darwin e a teoria da seleção natural
A seleção artificial
A seleção das espécies domesticadas
A diversidade dos seres vivos
Diversidade dos indivíduos de uma população
Ciências em ação – Que condições permitiram aos anfíbios ocupar o ambiente terrestre?
Capítulo 6: Preservação e Recuperação da Biodiversidade
A biodiversidade brasileira
Tipos de Unidades de Conservação (UC)
Unidades de Conservação de Proteção Integral
Parques Nacionais
Unidades de Conservação de Uso Sustentável
Queimadas e desmatamento
Consumo e resíduos sólidos
Para onde vão os resíduos sólidos?
Alternativas para diminuir o descarte de resíduos sólidos
A água é um recurso que pode se esgotar
Ciências em ação – Experimento de decomposição
Unidade 3 - Matéria e Energia
Capítulo 7: Movimentos no céu e medidas de tempo
As estrelas e o Sistema Solar
Constelações indígenas
O Sistema Solar
Os planetas do Sistema Solar
Planetas-anões e outros objetos menores do Sistema Solar
Estrelas e galáxias
Galáxias
Aglomerados, superaglomerados e a estrutura do Universo
Ciências em ação – Observando o Cruzeiro do Sul
Capítulo 8: Evolução das estrelas e vida em outros planetas
A evolução das estrelas e do Sol
Distâncias no Universo
Viajando à velocidade da luz
As estrelas
As características das estrelas
A evolução das estrelas
Origem de uma estrela
Os elementos químicos no Universo
A evolução do Sol
Astronomia: vida e cultura
Zona habitável
Condições necessárias para o ser humano viver em outro planeta
Viagem a Marte
Outras visões do céu
O povo Tembé-Tenetehara
O povo inca
Os antigos chineses
Etnias banto
Ciências em ação – Diagrama HR