PNLD 2024 CIÊNCIAS
Universo das Descobertas Ciências
CÓDIGO DA COLEÇÃO: 0109 P24 01 00 207 030
Autores
José Trivellato Júnior
Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências/Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho. Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor de Ciências no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Marcelo Tadeu Motokane
Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências/Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor da Faculdade de Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
Júlio Cezar Foschini Lisboa
Licenciado em Química pelo Instituto de Química/Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Química/Faculdade de Educação da USP. Professor titular de Química do Centro Universitário Fundação Santo André.
Carlos Aparecido Kantor
Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Física pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em Meteorologia pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Mestre em Ensino de Física pelo Instituto de Física e pela Faculdade de Educação da USP. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP.
Com a palavra, os professores. Conheça as impressões dos professores que analisaram a coleção Universo das Descobertas Ciências.
Pilares da Coleção
A coleção Universo das Descobertas Ciências auxilia os estudantes a compreender que a ciência trabalha o pluralismo de ideias, portanto, não é dogmática, o que os auxilia a diferenciar a ciência da pseudociência.
Conhecimento Científico
Valorização do modo de pensar científico, ou seja, da compreensão do modo como os cientistas e pesquisadores trabalham e do desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitam aos estudantes ler e interpretar textos e evidências de dados, explicar fatos e teorias com base em justificativas válidas, usar os conhecimentos científicos adquiridos para solucionar problemas e comunicar-se.
Desenvolvimento Socioemocional
Por meio de propostas de atividades em grupos, a coleção contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, como a capacidade de dialogar e resolver conflitos, lidar com frustrações, perseverar. Entre outras. Ao dividir as tarefas para lidar com a solução de problemas diversos e realizar os experimentos, os estudantes lidam com responsabilidades, precisam comprometer-se com os colegas e conviver socialmente.
Valores Sociais, Políticos e Éticos
Compreendemos a Ciência como um empreendimento coletivo e situado em um contexto social e cultural. Essa concepção que faz com que os estudantes se relacionem com os valores éticos, políticos e estéticos da sociedade de que fazer parte, lidando com questões como responsabilidade social e da promoção do bem-estar individual e coletivo, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e papel da ética no cotidiano e na vida profissional.
Linguagens
Na coleção a informação é expressa em texto escrito, visual (como gráficos, tabelas, ilustrações, desenhos, diagramas, imagens, vídeos e histogramas), digital e até em equações matemáticas. As atividades propõem discussões orais, leitura, escrita, entre outros.
Recursos Didáticos
A Coleção Universo das Descobertas Ciências apresenta uma variedade de recursos didáticos para facilitar a aprendizagem dos alunos. Aqui estão alguns dos recursos mencionados no livro:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC): O livro destaca o uso de tecnologias digitais como ferramentas inovadoras que podem mediar os processos de aprendizagem. Isso inclui o uso de celulares, tablets, computadores e outras tecnologias para acesso rápido à informação. Além disso, o livro menciona o uso de jogos digitais e podcasts como recursos didáticos que podem enriquecer as aulas e ampliar o contato dos estudantes com a cultura digital.
Atividades Práticas Científicas: O livro promove a realização de atividades práticas para envolver os alunos em investigações científicas. Isso pode incluir a realização de experimentos, a coleta e análise de dados, e a interpretação de resultados.
Aulas Expositivas: O livro sugere o uso de aulas expositivas para apresentar e explorar conceitos e ideias. Isso pode ser feito de maneira mais participativa e ativa, instigando os alunos intelectualmente por meio de perguntas e desafios.
Aprendizagem Baseada em Projetos: O livro propõe a aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos são encorajados a elaborar planos de ação para desenvolver um projeto e alcançar os resultados pretendidos.
Atividades Extraclasse/Estudos do Meio: O livro sugere a realização de atividades extraclasse, como visitas a museus, exposições, observatórios, zoológicos, jardins botânicos, etc.
Simulações: O livro menciona o uso de simulações, incluindo jogos, dramatizações e uso de simuladores em computadores, aplicativos, softwares, etc.
Estes recursos didáticos são projetados para promover uma aprendizagem ativa e envolvente, permitindo aos alunos explorar conceitos científicos de maneira prática e relevante.
Conteúdo Digital
Amostra do conteúdo digital da Coleção Universo das Descobertas Ciências da Natureza PNLD 2024
Estrutura da Coleção Universo das Descobertas Ciências
Aprovada no PNLD 2024, a coleção Universo das Descobertas Ciências é um recurso educacional inovador e dinâmico, destinado ao ensino de Ciências da Natureza para os anos finais do Ensino Fundamental. A coleção abrange quatro volumes distintos, com conteúdos estruturados em unidades compostas por capítulos. Cada seção dos livros é meticulosamente planejada para promover o ensino interativo e envolvente.
Panorama: Esta seção de abertura serve como um instrumento crucial para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os tópicos propostos, facilitando a preparação para as discussões a seguir.
Início de Conversa: Apresenta imagens, gráficos, esquemas e textos informativos para incitar reflexões pertinentes e iniciar discussões sobre os temas da unidade.
História da Ciência: Esta seção retoma eventos históricos da Ciência que se relacionam ao tema de estudo da unidade. Reconhecer esses aspectos históricos valoriza o processo de construção coletiva do conhecimento científico e suas conexões com as condições históricas e materiais de cada época.
Ciências em Ação: Propõe uma atividade prática, como uma experimentação, observação detalhada de um objeto/fenômeno, coleta de dados, análise de tabelas/gráficos, e mais. Essas atividades têm como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência da prática científica.
Fórum: Promove o debate sobre tópicos relacionados aos temas estudados, incentivando a troca de ideias, a formulação de hipóteses e a resolução de problemas.
Múltiplos Olhares: Sugere outros materiais e conteúdos que ampliam o conhecimento dos estudantes sobre os temas abordados, como livros, músicas, filmes, séries, textos literários e locais para visitação.
Pesquisa: Esta seção orienta os estudantes a realizar pesquisas para aprofundar o conhecimento ou obter mais informações sobre os temas discutidos no capítulo.
Expansão de Repertório: Traz textos, imagens, infográficos, tabelas e outros recursos para expandir as discussões e os conhecimentos tratados no capítulo, estimulando reflexões sobre situações reais ou hipotéticas.
Retomada do Panorama: Retoma as questões levantadas na seção Panorama para revisitar os conhecimentos e as discussões do início da unidade.
Decifrando a Ciência: Apresenta textos de divulgação científica relacionados ao tema do capítulo, com o objetivo de fomentar o letramento científico dos estudantes.
Reveja: Apresenta atividades ao final de cada bloco temático que estimulam os estudantes a retomar os conhecimentos e habilidades estudados ao longo do capítulo.
A coleção Universo das Descobertas Ciências é, portanto, um recurso abrangente que busca facilitar o aprendizado de Ciências da Natureza de uma maneira envolvente e interativa.
CÓDIGO DA COLEÇÃO
0109 P24 01 00 207 030
Pressupostos teórico-metodológicos
A coleção Universo das Descobertas Ciências é baseada em pressupostos teórico-metodológicos que abrangem diversos aspectos da aprendizagem, atendendo às competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela se concentra em promover uma abordagem ativa e colaborativa, incentivando os estudantes a buscar conhecimento e expandir sua compreensão do mundo natural, científico, tecnológico e social.
O material é estruturado em quatro pilares: o conhecimento científico, a linguagem como um meio para construir o conhecimento, os valores sociais, políticos e éticos, e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. O conhecimento científico é apresentado não só como um conjunto de conceitos e teorias, mas também como uma forma de interpretar o mundo, incorporando a maneira como os cientistas trabalham e como o contexto cultural, político e social influencia na construção do conhecimento.
As habilidades e competências que permitem aos estudantes resolver problemas, interpretar evidências, comunicar ideias e argumentar baseados em justificativas válidas são enfatizadas. O professor atua como mediador da interação dos estudantes com o conhecimento científico, e a aprendizagem é vista como um processo dinâmico, não restrito à memorização de conceitos.
O caráter coletivo e processual da ciência é destacado, e a coleção incentiva a compreensão do papel da ciência em relação aos valores éticos, políticos e estéticos da sociedade. Além disso, a coleção auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo a comunicação, o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e a capacidade de lidar com frustrações.
A linguagem tem um papel fundamental, sendo utilizada de diversas formas, desde o texto escrito até discussões, gráficos, tabelas, ilustrações e equações matemáticas. Tecnologias digitais também são incorporadas como formas de linguagem, enriquecendo o processo de aprendizagem e ampliando o contato dos estudantes com a cultura digital.
Os conhecimentos prévios dos estudantes são valorizados, sendo incentivada a avaliação e reestruturação dessa base de conhecimento. A coleção também promove a liberdade dos estudantes para observar e explicar os fenômenos naturais, contribuindo para o engajamento em práticas científicas.
A coleção Universo das Descobertas Ciências é apresentada como um instrumento que apoia a prática docente, cabendo ao professor integrá-lo no planejamento e nas aulas de acordo com os objetivos de ensino e a realidade da comunidade escolar. A coleção e o manual não são uma receita pronta para ensinar, mas sim um recurso para auxiliar o professor no planejamento e aprimoramento da prática de ensino.
Educação para uma formação humana integral
Vivemos em uma sociedade cada vez mais multicultural e diversificada, onde as mudanças nos fluxos migratórios e os avanços tecnológicos têm alterado significativamente a forma como nos relacionamos e como nos compreendemos. Essa evolução tem trazido à tona questões sobre o papel dos educadores em um ambiente cada vez mais diversificado. Como resultado, os educadores devem estar equipados para lidar com a diversidade de experiências, habilidades e perspectivas que seus alunos trazem para a sala de aula. Isso é vital para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de sua origem cultural ou socioeconômica.
Em resposta a essas mudanças, os professores devem ser capacitados a lidar com os desafios inerentes a um ambiente educacional cada vez mais diversificado. Isso inclui o desenvolvimento de habilidades pedagógicas que promovam a inclusão, a equidade e o respeito mútuo, bem como a capacidade de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno. Isso também significa que os educadores devem estar preparados para avaliar os estudantes de maneira justa e eficaz, utilizando uma variedade de instrumentos e metodologias de avaliação.
Neste cenário, a educação para a formação humana integral se torna ainda mais essencial. Isso envolve o ensino dos alunos a reconhecer e valorizar a diversidade em todas as suas formas, enquanto também aprendem a lidar com as diferenças de maneira respeitosa e empática. Através deste processo, os alunos podem desenvolver uma maior compreensão da complexidade da sociedade humana, e aprender a apreciar a riqueza das diversas culturas que compõem o nosso mundo. Através de uma abordagem integral da educação, podemos ajudar a preparar nossos alunos para um futuro que é cada vez mais diversificado e global.
Culturas juvenis e processos identitários
Na obra "Universo das Descobertas Ciências", exploramos as complexidades dos processos identitários e das culturas juvenis no ambiente escolar. Reconhecemos que as escolas não são meros espaços educacionais, mas também territórios onde os jovens formam e expressam suas identidades. Isso acontece através de grupos distintos, nos quais os estudantes, unidos por interesses e paixões compartilhados, selecionam características próprias que os distinguem e reforçam sua singularidade.
Nesta coleção, destacamos que as culturas juvenis se manifestam nesses grupos de estudantes. Eles criam uma forte sensação de pertencimento e solidariedade, com práticas e estilos de vida que não só definem suas identidades, mas também destacam a diversidade cultural dentro do ambiente escolar. Ao falar em diversidade, reconhecemos não apenas a presença de estudantes migrantes, mas também a rica tapeçaria das variadas culturas juvenis.
Entendemos que a construção e expressão das culturas juvenis não estão limitadas apenas ao ambiente físico da escola. Elas também se estendem ao mundo digital, principalmente na forma como os jovens usam a internet e o ciberespaço. Redes sociais e outras plataformas digitais tornaram-se ferramentas significativas para a expressão da juventude, permitindo que eles se conectem com diferentes culturas juvenis e estabeleçam formas únicas de expressão, como vlogs, podcasts e gameplays.
Reconhecendo a rica diversidade das culturas juvenis, a coleção "Universo das Descobertas Ciências" incentiva educadores a abraçar uma abordagem pedagógica que esteja em sintonia com as necessidades e interesses dos estudantes. Encorajamos os educadores a aproveitar as ferramentas e linguagens da juventude, bem como a explorar a potencialidade do ciberespaço para enriquecer o processo educativo. Através da exploração de projetos temáticos, a coleção oferece oportunidades para professores de diversas disciplinas integrarem e validarem os diversos interesses e identidades dos jovens em suas práticas de ensino. Acesse a coleção "Universo das Descobertas Ciências" e descubra um universo de aprendizado que valoriza e celebra a diversidade e a individualidade de cada estudante.
O ensino de Ciências da Natureza e a cidadania
Os documentos curriculares nacionais têm, ao longo dos anos, destacado a relevância do conhecimento científico para a formação da cidadania na Educação Básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em particular, salienta que as questões científicas demandam abordagens didáticas que promovam essa formação, que deve ser progressiva e coerentemente estruturada ao longo do Ensino Fundamental, para consolidar a formação cidadã do jovem brasileiro.
Os jovens brasileiros, formados por uma vasta gama de experiências e pela diversidade em termos de comportamento, classe social, identidade de gênero, sexo, trabalho, conflitos e pressões, têm consciência de seus direitos. Isso promove uma reflexão sobre a própria identidade, auxiliando na construção de uma identidade social. A coleção "Universo das Descobertas Ciências" reconhece essa diversidade e busca abordá-la de maneira significativa.
Acreditamos que um ensino efetivo de Ciências da Natureza deve considerar uma variedade de dimensões – éticas, morais, estéticas, econômicas, culturais, políticas e sociais – que estão intrinsecamente ligadas ao conhecimento científico. Essa abordagem holística é particularmente evidente no ensino de questões ambientais, onde buscamos não apenas ensinar a preservação do meio ambiente, mas também desenvolver uma compreensão crítica dos conhecimentos científicos e de suas interações com a sociedade.
Com a coleção "Universo das Descobertas Ciências", oferecemos aos estudantes a oportunidade de expandir suas perspectivas e reconhecer que decisões justas e responsáveis são a base para uma sociedade democrática e igualitária. Assuntos como biodiversidade são frequentemente explorados, proporcionando um ambiente rico para discussões que envolvem tomada de decisões baseadas em valores e conhecimento científico. Acesse a coleção e descubra como podemos trabalhar juntos para formar a próxima geração de cidadãos informados e engajados.
SAIBA MAIS
CÓDIGO DA COLEÇÃO
0109 P24 01 00 207 030
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a área de Ciências da Natureza
Como educadores, reconhecemos a importância de preparar nossos alunos para um futuro de incertezas, inovação e progresso rápido. Portanto, é essencial que nossos materiais didáticos acompanhem essa realidade em constante mudança. A Coleção Universo das Descobertas em Ciências, selecionada para o ano letivo de 2024 por meio do PNLD, promete oferecer exatamente isso.
Este conjunto de materiais didáticos foi projetado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um documento normativo que define os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, estabelecendo um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
A Coleção Universo das Descobertas em Ciências visa apoiar o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para se tornarem cidadãos comprometidos com a transformação social, a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Diferenciais da Coleção Universo das Descobertas em Ciências
A coleção é estruturada em torno de três unidades temáticas principais propostas pela BNCC: Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo. Cada uma dessas unidades aborda um aspecto crucial do conhecimento científico, correlacionando os conhecimentos científicos à vida cotidiana dos alunos e à aplicabilidade desses conhecimentos na resolução de problemas relevantes para a sociedade.
A unidade "Matéria e Energia" explora diferentes materiais, suas propriedades, transformações e uso consciente, bem como as diferentes fontes energéticas e os processos empregados na geração e usos da energia. Com foco na interação da humanidade com esses recursos, essa unidade examina a exploração das propriedades de diferentes materiais do cotidiano, a preservação dos solos e outros aspectos ambientais presentes no entorno das crianças.
A unidade "Vida e Evolução" explora as características dos seres vivos, a biodiversidade do planeta, as questões ecológicas, e a importância da preservação da biodiversidade. Destaca também a compreensão integrada dos diferentes sistemas do corpo humano e a promoção de uma visão de saúde que considera o bem-estar coletivo.
A unidade "Terra e Universo" aborda as características de corpos celestes, fenômenos naturais e fenômenos celestes. Aqui, a curiosidade natural dos estudantes é cultivada, enquanto eles exploram o espaço, a Terra, o Sol, a Lua e mais além, desenvolvendo uma visão panorâmica dos processos naturais e da história da humanidade na interpretação desses fenômenos.
Uma Abordagem Inovadora
A Coleção Universo das Descobertas em Ciências aborda os temas propostos pela BNCC através dos saberes intelectuais, linguísticos e emocionais dos alunos, aprimorando e organizando esses conhecimentos de maneira progressiva com a mediação do professor. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, ético-políticas e socioemocionais, enriquecendo o repertório de conhecimentos científicos dos estudantes.
Temos orgulho de apresentar a Coleção Universo das Descobertas em Ciências como a escolha ideal para o ano de 2024. Estamos confiantes de que este material de alto padrão não apenas enriquecerá a experiência de aprendizagem dos alunos, mas também apoiará os professores em sua nobre missão de criar cidadãos informados, conscientes e responsáveis.
A Nova Face do Ensino de Ciências: Coleção Universo das Descobertas Ciências
O ensino de Ciências da Natureza desempenha um papel vital na formação de estudantes reflexivos e conscientes. Com a progressão histórica e social, o ensino de Ciências da Natureza tem se adaptado para atender às demandas e objetivos sociais e econômicos, estabelecendo diretrizes e parâmetros curriculares que refletem as concepções didáticas e pedagógicas do momento.
Nesse contexto, surge a coleção Universo das Descobertas Ciências, desenvolvida para auxiliar professores no processo de educar jovens cientistas críticos e conscientes. Esta coleção utiliza o ensino de Ciências da Natureza como uma ferramenta para alcançar a autonomia do aluno e o exercício da cidadania crítica.
Conhecimento Científico na Prática
A coleção se dedica à exploração de conceitos, leis, teorias e modelos científicos, oferecendo aos estudantes as ferramentas necessárias para expressar-se cientificamente pela escrita ou pela fala. Além disso, fornece uma compreensão prática da metodologia de investigação científica, envolvendo procedimentos e técnicas que pesquisadores usam para sustentar suas descobertas.
A coleção não se limita a ensinar a teoria; ela visa desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos por meio de atividades que os incentivam a observar, classificar, medir, construir e interpretar tabelas e gráficos, e a aplicar métodos científicos na resolução de problemas. O objetivo é permitir que os estudantes interpretam e utilizem modelos, teorias e explicações científicas de maneira semelhante aos cientistas profissionais.
Letramento Científico e Consciência Social
Reconhecendo a presença intrínseca da ciência na sociedade moderna, a coleção Universo das Descobertas Ciências também visa fomentar o letramento científico. O conhecimento científico tornou-se mais do que necessário na formação do cidadão, sendo fundamental para a resolução de problemas ambientais, desenvolvimento de medicamentos, produção e conservação de alimentos, entre outros.
Assim, a coleção busca formar sujeitos que compreendam a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, permitindo-lhes atuar de maneira consciente e responsável no mundo atual. Esse letramento científico vai além do entendimento de conteúdos e procedimentos, mas engloba a compreensão da própria natureza das Ciências e das práticas científicas.
A coleção Universo das Descobertas Ciências proporciona uma educação científica integrada e contextualizada, ajudando os estudantes a compreenderem a ciência como uma ferramenta a ser utilizada no campo social para a tomada de decisões sobre questões científico-tecnológicas atuais. Ao promover o desenvolvimento sustentável, valorizar a atividade científica e tecnológica, e considerar os aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais do conhecimento científico, a coleção propicia um ensino de ciências moderno, significativo e relevante para o século XXI.
Escolha a coleção Universo das Descobertas Ciências para o PNLD 2024 e transforme a sala de aula em um verdadeiro laboratório de aprendizado, fomentando o interesse dos alunos pela ciência e estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais.
A etapa do Ensino Fundamental
A coleção "Universo das Descobertas Ciências" foi concebida com o entendimento de que a educação em Ciências da Natureza tem como objetivo central a formação de cidadãos cientes dos desafios e demandas da nossa sociedade atual. Com a consciência dos impactos que nossas ações podem causar ao meio ambiente e aos outros seres vivos, podemos agir de forma mais responsável e sustentável.
O objetivo de nossa coleção é fazer com que nossos alunos aprendam a valorizar e a entender a natureza que os rodeia. Eles adquirem uma apreciação profunda pela biodiversidade do nosso planeta e a importância de preservá-la. Através do estudo de Ciências da Natureza, nossos alunos se tornam cidadãos mais informados e conscientes, capazes de tomar decisões com base no entendimento e no respeito ao ambiente.
Por meio do aprendizado prático e experiencial viabilizado por esse material didático, nossos alunos desenvolvem habilidades essenciais de pensamento crítico e resolução de problemas. Eles aprendem a observar, a fazer perguntas, a realizar experiências, a analisar dados e a tirar conclusões. Isso não só aumenta a sua compreensão da ciência e do mundo natural, mas também os prepara para serem pensadores críticos e inovadores no futuro.
No âmbito da educação em Ciências da Natureza, é possível também abordar temas transversais e de atualidade, como a saúde e a sustentabilidade, relacionando-os com questões cotidianas e proporcionando aos alunos ferramentas para intervir de forma positiva em seu entorno. A formação em Ciências da Natureza é, portanto, um pilar fundamental para a formação de cidadãos conscientes, informados e comprometidos.
A didática das Ciências da Natureza
A nova coleção Universo das Descobertas Ciências está redefinindo o ensino das ciências naturais, oferecendo uma variedade de estratégias inovadoras para engajar os alunos em suas próprias jornadas de aprendizado. Este recurso educacional foi projetado para atender às necessidades individuais de cada aluno, dando aos professores a flexibilidade de selecionar as abordagens que melhor se adaptam ao estilo de aprendizado de sua turma.
Universo das Descobertas Ciências prioriza o ensino ativo e centrado no aluno, destacando a eficácia dos debates mediados, seminários e aulas invertidas. Ao promover a liberdade de expressão, a habilidade de argumentação e a autonomia na aprendizagem, essas metodologias fomentam uma compreensão mais profunda e pessoal dos tópicos das ciências da natureza.
Um aspecto fundamental dessa coleção é o foco em atividades práticas que simulam a prática científica. Ao se envolverem em investigações científicas, os alunos não apenas entendem os conceitos fundamentais das ciências naturais, mas também desenvolvem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e investigação experimental.
Os professores são incentivados a utilizar a modelagem como ferramenta didática, o que proporciona aos alunos uma maneira visual e tangível de entender conceitos científicos complexos. As aulas expositivas ainda têm um lugar importante, mas são recomendadas para serem interativas, desafiando os alunos a pensar de maneira crítica e questionadora.
A coleção Universo das Descobertas Ciências também destaca a importância de projetos práticos. Ao desenvolverem planos de ação e buscarem ativamente os resultados desejados, os alunos experimentam uma forma mais autônoma de aprendizado. O papel do professor passa a ser de um orientador, fornecendo suporte conforme necessário.
Com a crescente importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, esta coleção incorpora o uso dessas ferramentas para aprimorar o ensino de ciências. Simulações e modelagens digitais, jogos educativos, podcasts e redes sociais são usados para ilustrar conceitos científicos e desenvolver habilidades cruciais de raciocínio lógico, coordenação motora e leitura.
A coleção Universo das Descobertas Ciências representa uma abordagem holística e inovadora para o ensino de ciências. Ao levar em consideração a diversidade de estilos de aprendizado e fornecer uma variedade de estratégias didáticas, essa coleção oferece aos professores os meios para criar um ambiente de aprendizagem adaptável e rico que atenda às necessidades dos alunos e aos padrões do PNLD 2024.
A prática docente
A prática docente é uma atividade essencial e complexa no ambiente escolar, com múltiplas funções atribuídas aos professores, desde a formação intelectual até o suporte socioemocional dos alunos. É necessário um conhecimento profundo da área de ensino, e além disso, habilidades socioemocionais como empatia, honestidade e perseverança, são vitais para a interação com os estudantes, que vêm de diversos contextos sociais, culturais e econômicos.
A prática docente é informada e direcionada pelo projeto político-pedagógico da escola. O planejamento e a organização das aulas, a definição dos objetivos, os conteúdos a serem aprendidos, as atividades, as estratégias de ensino e os instrumentos de avaliação são peças-chave nesta prática. Porém, é necessário flexibilidade, permitindo ajustes ao longo do caminho para garantir a aprendizagem dos alunos.
A atuação do professor também engloba um papel importante na formação humana dos estudantes. Cada aluno é único e traz consigo sua própria subjetividade, e é papel do professor reconhecer e se adaptar a essas diferenças, mediando as interações em sala de aula.
Para atingir os objetivos da prática docente, é essencial a cooperação entre os professores e os outros profissionais da escola, como gestores e coordenadores pedagógicos. Este trabalho em conjunto assegura a consistência entre as práticas de ensino e o planejamento pedagógico, e é fundamental na transição dos estudantes entre diferentes etapas do ensino.
Outro elemento crucial da prática docente é o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os professores, que pode ocorrer em momentos de formação continuada e reuniões. Esses momentos também permitem que a equipe pedagógica traga questões relevantes do ambiente escolar para as aulas, promovendo uma maior integração entre os professores, os estudantes e a comunidade.
A escolha dos materiais pedagógicos a serem utilizados nas aulas também é parte importante da prática docente. Em particular, na área de Ciências da Natureza, é necessário um planejamento cuidadoso para garantir que todos os materiais necessários estejam disponíveis.
Encontros de formação continuada proporcionam momentos valiosos de intercâmbio e diálogo entre a equipe pedagógica de diferentes escolas, permitindo a troca de experiências e vivências entre diferentes realidades educacionais.
A coleção Universo das Descobertas Ciências, que está disponível para seleção no PNLD 2024, está comprometida em apoiar a prática docente, fornecendo um recurso didático bem planejado e eficaz para auxiliar os professores em suas funções multidimensionais.
Interdisciplinaridade e Integração de Conhecimentos na Coleção Universo das Descobertas Ciências
O processo de interdisciplinaridade é central na coleção Universo das Descobertas Ciências, pois entendemos que os conhecimentos não existem de forma isolada, mas em um contínuo intercâmbio e enriquecimento intelectual. Nosso objetivo é transpor a fragmentação dos saberes, promovendo a integração de diferentes campos e domínios científicos.
A interdisciplinaridade se expressa por meio das abordagens de ensino, na estrutura curricular e na prática docente. Nossa abordagem promove a articulação de conceitos, ideias e procedimentos que se estendem além das fronteiras de uma única disciplina. Essa perspectiva é exemplificada em saídas de campo, onde a compreensão da ciência é aprimorada pela intersecção de diversas áreas do conhecimento, unindo a história ao desenvolvimento de diversas ferramentas e conhecimentos.
Vários temas explorados nas ciências da natureza são abordados em paralelo com outras disciplinas. Por exemplo, o estudo dos biomas brasileiros e suas características é um tópico que é investigado tanto pelas Ciências da Natureza quanto pela Geografia. Complementarmente, nossa prática docente incentiva a parceria entre professores de diferentes áreas, que podem coletivamente desenvolver projetos educacionais transversais centrados em um tema específico.
A compreensão de problemas contemporâneos como o aquecimento global requer uma abordagem interdisciplinar, com uma compreensão clara de como áreas como Ciências da Natureza, História, Geografia e Matemática convergem para fornecer uma visão holística do problema.
Além disso, acreditamos que a integração das disciplinas permite que os estudantes estabeleçam novas conexões entre informações e conhecimentos, criando novas perspectivas para o estudo de um fenômeno. Este processo ajuda a promover o desenvolvimento de habilidades e valores sociais, políticos e éticos.
O planejamento de projetos, práticas ou atividades interdisciplinares é uma parte crucial de nossa abordagem. Acreditamos que ao partir das habilidades específicas de cada área do conhecimento e mapear os pontos em comum ou as interlocuções possíveis entre elas, podemos encontrar temas e assuntos que podem ser trabalhados de forma integrada.
Este planejamento interdisciplinar é feito de forma colaborativa, com todos os professores participando ativamente no planejamento de propostas de trabalho, aulas, sequências didáticas e atividades que serão utilizadas e desenvolvidas para abordar o tema escolhido.
Outro aspecto importante do planejamento interdisciplinar é o mapeamento dos recursos necessários para as atividades planejadas. A equipe de coordenação pedagógica e gestão da escola trabalha em colaboração para garantir que todos os materiais, espaços e instrumentos necessários estejam disponíveis durante a realização das ações planejadas.
Para finalizar, entendemos que o tempo é um recurso valioso. Por isso, estimamos quanto tempo será dedicado às atividades planejadas de forma coletiva, levando em consideração as demais demandas curriculares a serem desenvolvidas ao longo do ano.
Assim, a coleção Universo das Descobertas Ciências se torna um instrumento poderoso para o ensino de ciências na sala de aula, promovendo a interdisciplinaridade e a integração de conhecimentos de uma maneira inovadora e eficaz.
Metodologias ativas de aprendizagem
A coleção Universo das Descobertas Ciências contempla diversas metodologias ativas de ensino, que colocam o estudante como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Essas estratégias pedagógicas incentivam a autonomia, reflexão, trabalho em equipe, inovação e a problematização da realidade. Nesse contexto, o professor se torna um facilitador, mediador e ativador do processo de ensino-aprendizagem.
Exemplos de Metodologias Ativas
Entre as metodologias ativas, destacam-se:
Sala de aula invertida: Nessa modalidade, os estudantes estudam o conteúdo em casa e fazem atividades relacionadas na aula. O professor atua como mediador e orientador do processo.
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Essa abordagem foca na resolução de problemas reais do cotidiano. A partir de uma questão-problema identificada, o professor promove discussões, e os estudantes são encorajados a buscar novas informações e conhecimentos para propor explicações ou soluções. Os resultados são compartilhados através de um relatório detalhado, que inclui dados, evidências e reflexões.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr): Nesse modelo, os estudantes são organizados em grupos para solucionar uma questão de um tema específico por meio do desenvolvimento de um projeto orientado pelo professor. A escolha do tema do projeto deve ser democrática e discutida com os estudantes, levando em consideração os interesses do grupo e os objetivos didático-pedagógicos a serem alcançados.
Mapas Conceituais
Uma outra metodologia ativa, a criação de Mapas Conceituais, permite aos estudantes organizar conhecimentos, estabelecendo uma rede de relações e significados entre eles. Os conceitos são organizados em figuras geométricas que se conectam e interligam por meio de linhas ou setas, com palavras ou frases que elucidam a relação entre os conceitos.
O uso de notações para destacar os conceitos mais importantes ou centrais e setas para construir uma lógica de leitura e relação entre os conceitos são práticas comuns. Para auxiliar na montagem de mapas conceituais, estão disponíveis diversas ferramentas online, como o GitMind, que pode ser acessado através do link: https://gitmind.com/pt/criadores-mapas-conceituais-em-educacao.html.
Adotando essas metodologias ativas de ensino, a coleção Universo das Descobertas Ciências proporciona aos estudantes a oportunidade de assumir um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem, enquanto os professores orientam e facilitam esse processo, promovendo um ensino eficaz e significativo.
CÓDIGO DA COLEÇÃO
0109 P24 01 00 207 030
UNIVERSO DA LITERATURA LTDA
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