A coleção Universo das Descobertas História propicia aos estudantes o reconhecimento de sua história de vida e da de outras pessoas de sua convivência para que construam as próprias narrativas sobre essas histórias.
A partir das questões do presente próximas dos alunos, propõe estratégias que favorecem o estabelecimento das articulações entre o local, o nacional e o geral. O estudo da realidade mais próxima do estudante permite que ele crie vínculos com a memória familiar, com o mundo do trabalho, das migrações e das festas, bases da constituição de identidades individuais, sociais e coletivas.
O volume do 1º ano desenvolve conteúdos pertinentes ao aluno, ao Eu, tratando de temas como: ser criança, a identidade, família e escola. Por meio desses temas, a ideia é desenvolver a noção de identidade, individual e coletiva, vinculada aos grupos de convívio mais próximos do estudante (a família, os amigos, a escola).
O volume do 2º ano, por sua vez, está centrado na ideia do Eu e o outro, abordando assuntos como: crianças de diferentes lugares, crianças no tempo, formas de morar e festas. Começamos, assim, no universo da criança, a realidade mais próxima do aluno, apresentando diferenças no tempo e no espaço, para discutir as moradias, as características do viver e as questões relacionadas à produção de bens, sempre nos preocupando em incentivá-lo a perceber e conhecer as diferentes formas de registro e evidências históricas.
O volume do 3º ano tem como base o Eu, o outro, nós. Seus temas estão centrados na cidade, no campo, nas formas de vida, trabalho e lazer que se consolidaram ao longo do tempo nesses espaços. Procuramos, assim, chamar a atenção para a construção dos espaços (cidade e campo), trabalhando diferenças entre urbano e rural. Trabalhamos ainda as comemorações e as questões ambientais relacionadas a esses espaços.
Os conteúdos do volume do 4º ano ampliam as temáticas já tratadas até aqui. Deixa de se configurar especificamente ao redor do aluno para abordar temas pertinentes à construção do conhecimento histórico, às origens da humanidade, à formação dos brasileiros, entre outros. O livro tem como pano de fundo a mobilidade e a incessante transformação das culturas e dos modos de viver.
O volume do 5º ano, por fim, desenvolve temas como os primeiros povos ao redor dos grandes rios, a formação do Estado, o surgimento da escrita, a cidadania e o patrimônio histórico. Sempre com os olhos no presente, é um mergulho pelos processos históricos que deram origem às sociedades contemporâneas.